quinta-feira, 12 de junho de 2014

Alimentos que ajudam a driblar os efeitos da quimioterapia!!


Sucos, frutas e legumes alimentos ideiais 
Banana um belo aliado para diminuir os males da quimio
Olá, nós, pacientes que estamos submetidos a tratamentos quimioterápicos sofremos com os efeitos colaterais. Muitas vezes, o mal-estar é intenso e provoca dificuldades para se alimentar. Os efeitos colaterais, para muitos pacientes, podem ser sentidos logo no primeiro dia. Nessa segunda quimio estou mais forte devido ao medicamento anti-emético e a acupuntura. Além de boca seca, vômito, náuseas e fraqueza muscular são sintomas que costumam aparecer até o terceiro dia de tratamento. Entre a primeira e a terceira semana são frequentes a baixa imunidade, podendo ocorrer inflamação na mucosa bucal. Uma boa alimentação pode diminuir os males da quimio, como: O aumento do consumo de frutas e legumes. É importante ter uma alimentação equilibrada, sem excessos. Eu me alimento com pequenas porções de duas em duas horas. 


Xôôôo doces, gorduras, frituras
No site do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo há diversas receitas que ajudam a minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia: Suco de maçã com limão e hortelã ou então doce de banana com cravo e canela são indicados para combater ausência ou alteração do paladar. Outra dica é diminuir a quantidade de alimento e o tempo entre uma refeição e outra, dar preferência aos pratos gelados ou em temperatura ambiente, beber sucos, chupar picolé, ou até mesmo gelo e comer em locais bem arejados, diminuindo a quantidade de frituras, doces concentrados e condimentos. Fica a dica!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...