segunda-feira, 5 de maio de 2014

A vida a gente é quem decide!!!



"A vida a gente é quem decide". No dia em que completava 102 anos, sentada à mesa de sua cozinha, ajudando as filhas e as empregadas a preparar o almoço, um dama perfeitamente lúcida fez esse comentário, e acrescentou:"Eu escolhi a felicidade".

Entrevistada, explicou que não se tratava de não ter problemas, mas de "não ter pena de si mesma, não desconfiar de tudo, e não alimentar demais a raiva, porque ela rói o coração." Quase no final de uma trajetória excepcionalmente longa, essa velha dama não se lamentava pelo que havia perdido, os amados mortos, a saúde fragilizada, não poder caminhar sozinha, nem dançar, mas dava seu recado: a vida, em boa parte, são as nossas decisões. E senão podemos mudar os fatos, podemos administrar nosso jeito de lidar com eles...Obviamente boa parte disso vem de nossas disposições inatas, se fomos um daqueles bebes solares ou irritadiços, se nossa meninice foi mais ou menos favorável, se fomos suficientemente amados e nossa alma nos permitiu - ou não - perceber isso.
Mas não vejo um melhor projeto de vida do que esse: escolher o lado do sol, em vez de acompanhar os queixosos. Querer ser o cuidador (sem vitimização) e não o perseguidor....
A vida é uma longa construção: em geral a enxergamos como deterioração. Não conseguimos apreciar o outro lado, que é acúmulo,experiência, serenidade, mínima sabedoria, mais tempo, quem sabe mais bondade.
Construção de emoções positivas, com porões de tristezas e um sótão de decepções, mas a sala e os quartos arejados, com portas que podemos abrir para que se revele o que ainda virá em seguida e vai e desdobrar.

Isso é o que" a gente decide." Livro: Múltipla Escolha - Lia Luft





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...