terça-feira, 22 de julho de 2014

Quimioterapia: é possível se preparar?


Olá, os preconceitos, tabus e a falta de conhecimento sobre o câncer amedrontam o paciente e quem está em sua volta diante de tantas novidades. No tratamento de um câncer, o médico está voltado para a qualidade de vida que o paciente terá durante e após o tratamento do câncer. Hoje em dia, os hospitais estão investindo na criação de serviços especializados de orientação multidisciplinar e apoio aos pacientes, desmistificando assim o câncer e em especial, a quimioterapia.

O que podemos fazer durante esse tratamento? Alguns pacientes e até familiares não sabem que é possível levar uma vida normal durante a quimioterapia, eu, por exemplo, continuo trabalhando normalmente, o que me faz muito bem. É claro que o tratamento quimioterápico apresenta efeitos colaterais, mas esses efeitos são mais fortes até o quarto/quinto dia pós-quimio e como há novos medicamentos, ainda tem a possibilidade de serem controlados. Os efeitos mais frequentes que os agentes quimioterápicos provocam são: náusea, vômito, falta de apetite, constipação, diarréia e queda da imunidade do corpo (que diminui as plaquetas, leucócitos e hemoglobina), que é uma das principais vilãs nesta fase podendo desencadear, quando não controlada, uma série de complicações. Qualquer sinal, o paciente deve entrar em contato urgente com o seu médico. É importante o paciente manter uma alimentação equilibrada que faz parte do processo de recuperação de qualquer pessoa doente, pois o corpo bem nutrido reage melhor às medicações, ganha energia para enfrentar as sessões, é capaz de driblar eventuais infecções que possam aparecer, além de minimizar a perda de peso e favorecer a recuperação do estado geral.Como já disse, passam os cinco dias pós-quimio e a vida começa a voltar ao normal, pois alimento super bem, trabalho, encontro as amigas e a vida continua! Procure sempre tirar todas as suas dúvidas com o seu médico, pois cada caso é um caso, o que é bom para mim não será, necessariamente, bom para você!! Informar aumenta nossa segurança e evita surpresas. Dessa forma, assumimos uma postura mais ativa diante do nosso tratamento. Procure sempre tirar todas as suas dúvidas com o seu médico, pois cada caso é um caso, o que é bom para mim não será, necessariamente, bom para você!! 

Um comentário:

  1. Olá Ana Tereza, Bom dia.
    Te desejo toda a sorte do Mundo!!!! Adorei seu Blog.
    Enfim, estou passando um problema na família também. Minha mãe foi diagnosticada com câncer no pâncreas e estou passando dificuldades. Então resolvi fazer um Blog para ajudá-la então, se você puder visitá-lo e ajudar. Sei que Deus te dará tudo em dobro. Porque sei que ELE já está fazendo maravilhas em sua vida. Fique com DEUS e que ELE te proteja sempre.
    mamaecomcancer.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!!

Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...