quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Mastectomia Preventiva

Olá Guerreiras!!
A mastectomia preventiva mamária é uma cirurgia de prevenção ao câncer de mama, que consiste na retirada da região interna da mama, da glândula mamária juntamente com os ductos mamários.
Minha cirurgia dupla mastectomia preventiva foi em novembro de 2014 e reduz os riscos de câncer em até 90%. Aleluia!!!!
Não há pré-requisitos obrigatórios para a mastectomia preventiva, basta ter alto risco para o câncer de mama.
Essa cirurgia é feita por uma equipe multidisciplinar, um mastologista e um cirurgião plástico que faz a reconstrução mamária. Fazem um corte e por meio dessa incisão retiram as glândulas mamárias, preservando o músculo peitoral e
a pele. 
Branco e euzinha
No meu caso foram preservados a aréola e mamilos e foi colocado as bolsas expansoras que são preenchidas com o soro fisiológico. Essas preparam as mamas para receber a prótese de silicone em um procedimento futuro.
Meu procedimento foi com anestesia geral e durou mais de sete horas, pois foi bilateral. Antes da cirurgia foi necessário passar por todos os exames pré-operatórios, incluindo cardiológicos e eletrocardiograma e no dia da cirurgia ficar em jejum, pois evita vômitos durante a cirurgia. 
Mesmo com a mastectomia preventiva precisamos continuar fazendo exames de tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Importante continuarmos com o autoexame mensalmente, além de consulta frequente ao mastologista.
Mesmo fazendo essa cirurgia ainda será necessário fazer o tratamento com os chamados anti-hormônios ou moduladores hormonais, que inibem a produção de estrogênio e impedem as células da mama de se multiplicarem.
Mesmo passando por todas essas fases ainda me considero uma mulher de sorte e agradeço muito a Deus por ter identificando o câncer em uma fase muito precoce e ter iniciado o tratamento adequado a partir desse diagnóstico. Dizer que é fácil não é, mas há várias maneiras de encararmos o nosso real. Em particular, tenho que agradecer ao meu companheiro Branco que nunca deixou a peteca cair, sempre me incentivando e ficando do meu lado em todos os momentos. Dou graças por ter tido um apoio tão carinhoso! 
Vamos que vamos confiantes e agradecidos pelo dom da vida!!!!

7 comentários:

  1. Linda história. Há um ano minha mãe fale de câncer de mama aos 47 anos. Em dezembro de 2014 eu me submeti a uma mastectomia preventivA aos 23 anos. Não sou casada, não tenho filhos. E tenho a maior conviçao que isso não vai me atrapalhar em nada no futuro. Na mesma cirurgia que fiz a retirada já coloquei as próteses mamarias.

    ResponderExcluir
  2. Linda história é a sua, guerreira Fernanda! Que mulherão que é vc! Tão forte, determinada e sensível! Adorei receber sua mensagem e concordo com você que realmente não irá te atrapalhar. Saiba que estou sempre aqui ao seu dispor para conversarmos e trocarmos informações preciosas sobre a vida, sobre a alegria em viver. Amei sua mensagem! Meus sentimentos pela sua mãe! Que Deus te abençoe, conte comigo, bj Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb coloquei as próteses mamárias na cirurgia, ainda estou expandindo, mas estou muito feliz com o resultado, bjs

      Excluir
  3. Oi Ana Tereza e Fernanda, encontrei vocês por esta linda história da Ana, parabéns por sua escolha acertada.
    Estou em processo de pesquisa ainda, minha mãe teve cancer de mama com 53 anos, além dela tenho uma prima (falecida com 33 anos) e uma tia-avó paterna também com a doença. Tenho 36 anos e 3 filhos e estou segura de que se precisar, farei a dupla mastectomia preventiva. Vendo essas histórias de sucesso e de mulheres que conseguiram lidar bem com essa decisão, me sinto mais fortalecida. Desejo muita saúde e prosperidade para vocês.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Tereza e Fernanda, encontrei vocês por esta linda história da Ana, parabéns por sua escolha acertada.
    Estou em processo de pesquisa ainda, minha mãe teve cancer de mama com 53 anos, além dela tenho uma prima (falecida com 33 anos) e uma tia-avó paterna também com a doença. Tenho 36 anos e 3 filhos e estou segura de que se precisar, farei a dupla mastectomia preventiva. Vendo essas histórias de sucesso e de mulheres que conseguiram lidar bem com essa decisão, me sinto mais fortalecida. Desejo muita saúde e prosperidade para vocês.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida! Precisamos enfrentar o nosso real!!! Se precisar falar comigo olha meu celular aí 31.99949.2992
    Que Deus te abençoe, beijos Ana

    ResponderExcluir
  6. Olá querida! Precisamos enfrentar o nosso real!!! Se precisar falar comigo olha meu celular aí 31.99949.2992
    Que Deus te abençoe, beijos Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!!

Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...