terça-feira, 29 de março de 2016


Consumo de azeite extra virgem reduz risco de câncer de mama

Segundo novo estudo, mulheres que seguem a dieta mediterrânea enriquecida com azeite de oliva extra virgem correm um risco 68% menor de desenvolver tumores nas mamas




Seguir uma dieta mediterrânea com ingestão adicional de azeite extra virgem ou nozes também contribuiu para o aumento da expectativa de vida e redução de 30% no risco de doenças cardiovasculares nas mulheres participantes do estudo(Thinkstock/VEJA)



Seguir uma dieta mediterrânea rica em azeite de oliva extra virgem ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. É o que diz um estudo publicado na última edição da revista científica JAMA Internal Medicine.
O novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Navarra, na Espanha, foi realizado com 4 282 mulheres, com idade média de 68 anos. Durante a pesquisa, as participantes foram divididas em três grupos que receberam as seguintes orientações: o primeiro deveria seguir a dieta mediterrânea, com consumo de uma quantidade maior de azeite extra virgem; o segundo seguiria a mesma alimentação mas, em vez do azeite, deveria consumir uma quantidade adicional de nozes; e o terceiro, denominado grupo de controle, recebeu a indicação de seguir uma dieta com baixo consumo de gordura.
Durante a pesquisa, as participantes do primeiro grupo receberam um litro de azeite de oliva por semana e as do segundo receberam 7,5 gramas de nozes e 7,5 gramas de amêndoas, também por semana. Após cinco anos, os resultados mostraram que as voluntárias do grupo do azeite reduziram em 68% seus riscos de desenvolver câncer de mama, em comparação com as participantes do grupo de controle. No entanto, não houve redução nos riscos da doença nas participantes do grupo das nozes, em comparação com aquelas que seguiram uma dieta com baixo consumo de gordura.
O estudo, que tinha como objetivo analisar os efeitos da dieta mediterrânea no risco de doenças cardiovasculares, já havia mostrado que ambas as dietas - com ingestão adicional de azeite extra virgem ou nozes - contribuíram para o aumento da expectativa de vida e da redução de 30% no risco de doenças cardiovasculares nas voluntárias.
Os pesquisadores ressaltam que todas as participantes do estudo viviam na Espanha, onde a dieta mediterrânea já faz parte da alimentação da população. Além disso, as pacientes tinham um risco aumentado de doenças cardiovasculares (foco principal do estudo) e não de câncer de mama. Por isso, eles não conseguiram determinar com certeza se os efeitos preventivos foram proveniente do consumo adicional de azeite extra virgem ou da dieta mediterrânea em si.
"Os resultados da pesquisa sugerem que há um efeito benéfico em seguir a dieta mediterrânea com um consumo adicional de azeite extra virgem na prevenção primária do câncer de mama. No entanto, estes resultados têm de ser confirmados por estudos de longo prazo com um número maior de casos incidentes", afirmou Miguel A Martínez-González, principal autor do estudo.
Dieta mediterrânea - A dieta mediterrânea é rica em frutas, verduras, legumes, nozes e castanhas, peixes, carne magra, azeite e vinho. A diferença entre o azeite de oliva extra virgem e o azeite comum é que o primeiro é extraído das azeitonas de forma mecânica, sem o uso de calor ou produtos químicos adicionais que podem alterar suas propriedades.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/consumo-de-azeite-extra-virgem-reduz-risco-de-cancer-de-mama

segunda-feira, 14 de março de 2016

Precisamos de um Brasil melhor!!!


Olá Guerreiras,


Ontem fomos para rua manifestar nossa indignação com esse governo!! Quanta corrupção!! Quantos desvios de verbas!!! 
Quantas Guerreiras precisando utilizar do serviço público para fazer o exame de mamografia, sessões de quimioterapia e de radioterapia e estarem em filas de espera??!! Exames que não podem esperar, que precisam serem feitos com urgência, até porque nosso tratamento tem que ser feito com urgência!!
Fui mostrar minha insatisfação com esse Governo!! 
Além de ser guerreira, sou brasileira e acredito em um País mais justo!! 





Nova técnica que combina 2 drogas reduz câncer de mama "dramaticamente" em 11 dias

Nova técnica que combina 2 drogas reduz câncer de mama "dramaticamente" em 11 dias
Guerreiras, isso que eu chamo de boa notícia!! Vamos torcer para que a ciência avance a cada dia com novas descobertas! Muito feliz com essa reportagem! Vamos que vamos confiantes na cura!!!
Eles dizem que a descoberta "surpreendente", apresentada na Conferência Europeia de Câncer de Mama, pode significar que algumas mulheres não irão precisar de quimioterapia.
As drogas, testadas em 257 mulheres, atacam uma fraqueza específica encontrada em 1 a cada 10 casos de câncer.Eles estavam pesquisando como as drogas mudavam o câncer na breve janela entre o diagnóstico de um tumor e a operação para removê-lo.Mas no momento da operação, não havia mais sinais de câncer em algumas pacientes.


Judith Bliss, do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres, disse que o impacto da descoberta seria "dramático".
"Ficamos especialmente surpresos com essas descobertas já que foi um teste de curto prazo. Ficou claro que alguns tiveram uma resposta completa. É muito intrigante, é muito rápido", disse à BBC.
Tipo de câncer

Uma combinação de dois medicamentos pode diminuir muito ou eliminar alguns tipos de câncer de mama em apenas 11 dias, de acordo com médicos britânicos.
Segundo especialistas, a descoberta é um passo importante para cuidados sob medida para o câncer.
Os médicos que coordenaram os testes não esperavam - nem sequer
pretendiam - alcançar resultados tão significativos.
As drogas usadas foram lapatinib e trastuzumab, essa última mais conhecida como Herceptin. As duas têm como alvo a HER2, proteína que acelera o crescimento de alguns cânceres de mama em mulheres. O Herceptin age na superfície de células cangerígenas, enquanto o lapatinib consegue penetrar dentro da célula para 'desligar' a HER2.
O estudo, que também ocorreu em hospitais do NHS (o SUS britânico) em Manchester, deu o tratamento a mulheres com tumores medindo entre 1 e 3 cm. Em menos de duas semanas de tratamento, o câncer desapareceu completamente em 11% dos casos, e em outros 17% ele ficou menor que 5mm. Atualmente, quem tem câncer de mama HER2 positivo tem mais chances de reincidência."Teríamos que ter certeza de que não estamos dando um passo atrás e aumentando o risco de reincidência", acrescentou Bliss.
"Esperamos que esse teste particularmente impressionante com essa combinação sirva para darmos um passo além em direção a uma era com mais tratamentos personalizados para câncer de mama HER2 positivo", disse Delyth Morga, presidente-executiva da Breast Cancer Now.
"Uma resposta tão rápida ao tratamento pode dar ao médicos, em breve, uma capacidade sem precedentes de identificar mulheres que respondam tão bem (ao tratamento) que nem precisem de quimioterapia."
Hoje, acredita-se que o que chamamos de "câncer de mama" seriam dez doenças diferentes, cada uma com causa, expectativa de vida e tratamento necessário diversos. Conseguir combinar as fraquezas específicas de cada tumor com drogas que as ataquem é considerado o futuro do tratamento do câncer.
Os cânceres de mama, em particular os tumores HER2 positivos, estão na linha de frente desta revolução no tratamento. Arnie Purushotham, do Cancer Research UK, que financiou o estudo, disse: "Esses resultados são muito promissores se se sustentarem em longo prazo, e podem ser o primeiro passo em achar uma nova forma de tratar este tipo de câncer."
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2016/03/11/nova-tecnica-que-combina-2-drogas-reduz-cancer-de-mama-dramaticamente-em-11-dias.htm#fotoNav=10

terça-feira, 8 de março de 2016

Parabéns Guerreiras pelo Dia Internacional das Mulheres!!!

Olá Guerreiras!!!
Parabéns pelo nosso dia!! 
Viva as mulheres!!
Viva as guerreiras!!
Que saibamos viver cada dia como se fosse único!! 
Viver bem mesmo com todas as dificuldades do tratamento. Mas, como sempre digo, tudo passa! 
Desejo que todas nós vencemos essa batalha e que podemos comemorar muitos dias como esse!
Vamos que vamos confiantes na cura!!   

Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...