quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Uma semana de cirurgia!!!!


Olá Guerreiras!!!
Hoje faz uma semana da minha cirurgia, que alegria!!!
Estou recuperando super bem, graças a Deus!! Cada dia vencendo uma etapa.
Hoje foi o dia de um belo banho, novas energias e de uma roupa florida para ajudar a levantar ainda mais meu astral.
Olha os drenos aí, os líquidos já diminuiram muito.
Estou vencendo cada dia uma conquista, amém!
Vamos que vamos confiantes! 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Contando um pouco do dia da cirurgia!! Mastectomia bilateral preventiva!!!

Olá minhas guerreiras!! E como somos guerreiras!! Só mulheres fortes conseguem vencer essa árdua batalha!! Ufaaaa!!!
Como sabem fiz minha cirurgia de mastectomia bilateral no dia 20 de novembro, nessa última quinta-feira, no Hospital Felício Rocho. Hoje tenho sete dias de cirurgia. Me mantive bastante tranquila no pré-cirúrgico, utilizando a respiração ao meu favor, trabalhando no meu consultório e curtindo minha família, até surpresa de véspera eu ganhei que foi a chegada do meu filho. Que maravilha, que coisa linda ter o amor dos filhos nesse momento!! Meu coração transbordou de alegria!!!! 
Na véspera, dormi bem, mantive o jejum desde às seis horas da manhã e fui para o hospital ao meio dia, acompanhada dos meus dois filhos Enrico e Sávio e meu companheiro Branco. Olha a fotinha aí saindo de casa escoltada por essas duas belezuras. Realmente, estava tranquila, serena, acreditando no melhor, pois é o que o nosso Pai quer pra gente, o melhor!!! Talvez essa  tranquilidade por
já ter passado por duas cirurgias nesse ano e essas foram bastante tranquilas. Por volta de uma e meia fui chamada para subir para o bloco cirúrgico, sempre escoltada pelas minhas preciosidades. Eram eles que queria do meu lado nesse momento. Queria o carinho, os afetos, a presença solidária do meu lado. Sabia que sairia do centro cirúrgico só depois das vinte um horas, pois era uma cirurgia longa. Meu cirurgião plástico Dr. Marcelo Versiani disse que a sua parte seria em torno de cinco horas e a parte do meu mastologista Dr. Luís Cláudio dos Santos seria de duas horas. Sem contar o tempo de preparo, de anestesia e etc. 
Consegui manter muitíssimo bem!! Estrelinhas douradas para mim, como digo aos meus pacientes, quando conseguimos em momentos de tensão manter a tranquilidade e serenidade. 
Fui acompanhada da enfermeira Kely para o bloco cirúrgico, por sinal uma profissional muito amorosa! Ela participou da minha despedida da minha família, muitos abraços,beijos, amassos e quando entramos ela disse: Que família linda você tem!!!
Claro que concordei com ela no mesmo instante!! São lindos mesmos!! 
Daí começou todo o processo, o anestesista Dr. Júlio já estava me esperando e já me aplicou de cara um dorminid. Fui apagando com os melhores pensamentos do mundo, sabendo que Maria estaria ali com o seu manto me abençoando e que Jesus sendo o melhor cirurgião estaria ali guiando todos.
Acordei com uma querida e amorosa enfermeira do meu lado, por volta das 21hs, com muitas dores, gritei  muito, até incomodei os outros pacientes que estavam ali do meu lado. 
Me aplicaram um medicamento a base de morfina, o que me aliviou muito.
Fui para o quarto às 22hs e lá estavam meus filhos, meu companheiro me aguardando com as carinhas mais lindas do mundoooooo!! Fui chegando pedindo
água, que delícia foi beber aquele pequeno gole de água. Foi uma noite tranquila, dormi bem por causa dos medicamentos e na sexta-feira, no dia 21 de novembro de banho tomado, toda linda com o meu pijama bordeaux, estava voltando para casa. Olha a fotinha aí, cheia de alegrias no coração.
Com certeza é uma cirurgia enooorme, senti dores, chorei muito, mas sei que cada dia que passa estou melhor, mais forte e feliz. Ontem estive no cirurgião e devo tirar os drenos na próxima terça o que será uma grande conquista.
Guerreiras, vamos que vamos confiantes enfrentando o nosso real e indo atrás da cura, pois viver é maravilhoso!!!!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Que surpresa boa, meu Deus! Bem-vindo filho amado!!!



Olá Guerreiras,
No dia 19 de novembro, véspera da minha cirurgia, recebi uma baita surpresa!! Meu filho que está na Alemanha há nove meses chegou em Belo Horizonte.
Imagina meu coração como ficou????!!!
Que delícia poder contar com esse amor, com esses cuidados, com esse filho tão amoroso.
Fiquei muito feliz em poder desfrutar de sua companhia, mesmo que seja por alguns dias, pois ele está em aula e não pode perder por muito tempo.
Que delícia poder contar com os meus dois filhos Enrico e Sávio nesse momento da minha vida!!
Só tenho que agradecer a Deus!! Obrigada Senhor e vamos que vamos confiantes!!!!

domingo, 16 de novembro de 2014

Um pedacinho da Estrada Real!


Olá Guerreiras,
Nesse domingo aproveitei para um delicioso passeio de moto. 
Branco e eu decidimos almoçar em Catas Altas, uma cidade a 140 km de Belo Horizonte, próxima a Serra do Caraça. 
Lá tem um restaurante maravilhoso, já estive três vezes, serve uma fraldinha no molho de jabuticaba, simplesmente perfeito! Hummmmmm!!!
Foi maravilhoso! Pude aproveitar cada segundo da bela Estrada Real. 
Essa semana faço a cirurgia e não sei quando poderei andar de moto novamente. Por esse motivo, aproveitei muitoooo, curti cada minuto e agradeci muito pela oportunidade de ter um domingo tão abençoado. É isso aí Meninas, precisamos aproveitar cada minuto e agradecer por todas as oportunidades e vamos que vamos!!! 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Agradecida pelo dom da vida!

Olá Guerreiras,
A vida é cheia de perguntas, de situações inesperadas, de imprevistos que às vezes nem sabemos responder e nem o motivo. Mas Deus, nosso Pai sempre está perto para nos proteger e nos acalentar e aos poucos vamos entendendo melhor os Seus desígnios.
E, nessa semana, em especial, estou realmente nos braços Dele, pois só Dele vem esta tranquilidade que estou sentindo, essa aceitação por tudo que tenho passado. 
Dizer para vocês que é fácil, com certeza não é, mas preciso sempre colocar tempero em meu coração, amaciar minha alma, acalentar meus pensamentos e agradecer pelo Deus que habita em mim. Esse ano 2014, foi um ano de muitos aprendizados, de muito choro, de muito riso, de muita aceitação e de muita alegria também. E que eu possa celebrar a vida por muitos anos, cheia da verdadeira alegria que vem do nosso Pai. Vamos que vamos viver felizes, leves, lights, soltos, desejando o bem e agradecendo por cada detalhe que antes passava despercebido. Amor sem fim de estar aqui!!! Muito obrigada!!! 

Preparativo Pré-Operatório!

Olá Guerreiras,
Está chegando o dia da minha tão esperada cirurgia e com a proximidade,
há momentos em que a ansiedade toma conta.
Tudo é muito novo e o novo nos deixa com o imaginário bem fértil. O tempo todo estou praticando exercícios mentais para me acalmar nessa fase e aumentando minha fé no nosso Pai.
Meu trabalho contribui muito e com certeza quero atender até os últimos minutos do segundo tempo. Mais uma vez coloco minha gratidão aos meus pacientes e agradeço muito, pois eles me ajudaram a me manter ocupada, meu muito obrigada a todos vocês!!! Tenho um enorme carinho por cada e como digo é um encontro de almas, respeito muito você que senta no meu sofá.
Na semana que antecede o processo cirúrgico é  importante organizar e planejar todos os exames, documentos, entrada no hospital, para que tudo esteja preparado para o dia da cirurgia.
É sempre bom lembrar algumas dicas importantes que nos ajuda na nossa internação hospitalar:
Olha o tamanho da pasta!!!
1) Prepare uma pasta com todos os seus exames, dessa forma, fica tudo mais fácil ter seu histórico na mão. Olha a minha pasta aí, nela contém todos os procedimentos e etapas do meu tratamento.
2) Não se esqueça do risco cirúrgico. Para isso, você deve agendar uma consulta com os anestesistas do hospital em que você irá fazer o procedimento. 
3) Para os pacientes como eu que tem convênio, chequem sobre a autorização do procedimento com antecedência.
4) Certifique-se junto ao hospital, pelo menos dois de antecedência, se a guia está de acordo.
5) O jejum é fundamental e este depende do horário da sua cirurgia.
O mais importante é confiar em Deus e ter a convicção que Ele guiará todo o procedimento!! Amém!!
Como psicóloga e com Formação Ericksoniana, estou utilizando a respiração a meu favor o tempo todo para que eu consiga me tranquilizar, pois quanto mais calma melhor será minha recuperação. Que Deus nos abençoe com a CURA  e vamos que vamos confiantes!!

Primeiro "corte" pós quimio!! Que alegria!!!

Olá Guerreiras!
Olha só como tudo vai se encaixando, nada melhor que o tempo. 
Após 70 dias da minha última quimioterapia, hoje fui no salão fazer sobrancelha e aparar os cabelinhos arrepiados, rsrs. 
Claro que meu cabelo só viu a tesoura, mas já fiquei contente em ver uns fiozinhos invisíveis caindo pelo meu ombro. 
Que alegria que senti e como é bom dar valor nas pequenas coisas que acontecem no nosso dia-a-dia.
Quero agradecer aos queridos Sávio pelo corte e por ainda tê-lo ganhado de presente e a Sara por cuidar da minha sobrancelha. Que Deus os abençoe muito!!! Agora voltando aos cuidados que nesse ano não tive (corte, sobrancelha, depilação) até porque não tinha pelo, rs.
Vamos que vamos confiantes, felizes por todas as conquistas e agradecidas pelo dom da vida. 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Dores Neuropáticas após a quimioterapia.

Olá Guerreiras,
As dores neuropáticas após a quimioterapia acontecem em uma boa parcela dos pacientes que passaram pelas sessões quimioterápicas, como  resultado da doença ou do tratamento.
dor neuropática, literalmente a dor dos nervos,  é frequentemente relatada após a quimioterapia, utilizada no tratamento de câncer tendo um lado reverso, a neurotoxicidade.
Eu, por exemplo, sinto muitas dores nos meus braços e mãos, principalmente ao acordar, meus dedos estão dormentes o que não é nada agradável!!! Mas, também, não utilizo nenhum medicamento para combatê-las, pois suporto bem e espero que com o passar do tempo ela desapareça, amém!!
Os agentes utilizados na quimioterapia em doses grandes podem causar danos temporários ou permanentes às fibras nervosas sensoriais grossas e finas, um efeito colateral neurotóxico. 
É muito frequente a queixa dos sintomas da dor neuropática dolorosa nesses pacientes algum tempo após o início do tratamento (geralmente 3 meses depois) e se torna um desafio aos médicos diagnosticar e controlar esta dor durante o tratamento, haja vista a necessidade das dosagens, a dificuldade em achar uma causa definida e a resistência aos tratamentos.
Alguns sintomas:
Sintomas de lesão das fibras nervosas grossas: dormência, dificuldades com as habilidades motoras finas, diminuição da sensação vibratória e da propriocepção (capacidade do individuo identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço), e perda progressiva do reflexo dos tendões profundos e da força muscular.
Sintomas de lesão das fibras nervosas finas: dor ardente, formigamento, comichamento, temperatura diminuída de algum local e perda da sensibilidade ao toque leve.
Caso as dores sejam fortes e frequentes relate ao seu oncologista, pois há medicamentos que ajudam a aliviar esses sintomas. Fica a dica!!!!


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Momentos de muita alegria!

Olá Guerreiras!!
Esse último final de semana foi cheio de pequenos/grandes acontecimentos que alegraram meu coração. 
Meu marido e eu viajamos para São José dos Campos e de lá fomos até Uberlândia visitar nossa família.
Como foi bom pegar uma estrada, conversar sobre vários assuntos, escutar boa música e poder contemplar belas paisagens!! 
Com certeza, são esses momentos que tornam a nossa vida espetacular!! 
Chegando no sábado na casa do meus pais, que delícia poder encontrá-los tão bem, cheios de saúde e disposição para aproveitarmos os momentos juntos. Saímos para almoçar, para jantar e até viajamos para Araguari no domingo. É uma cidade que fica bem pertinho de Uberlândia. E no domingo à noite mostrei meus dotes culinários para a toda a família preparando um belo rigatoni, que por sinal ficou top, top, top, rs.
Hoje estamos de volta em BH. Fizemos uma boa viagem. Essa semana será bem agitada no meu consultório e no consultório dos meus médicos também, pois terei várias consultas. 
Que Deus nos abençoe em cada fase do nosso tratamento, nos dando paciência e disposição para enfrentar todos esses momentos com esperança no coração. Vamos que vamos confiantes!!!!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Muito obrigada!!!!

Olá Guerreiras!!!
Ontem foi um dia muito especial, pois recebi muitas energias positivas de muitos amigos e familiares. É essa energia chegou como um bálsamo, me fortificou e me deixou mais confiante ainda na cura e no sucesso de tudo que está por vir!!
Só tenho que a agradecer a cada um de você pelo carinho, pela forma gostosa de expressar afetos e força.
Quero também dar um alô a uma querida guerreira LÚCIA!! Que Deus esteja presente em todos os momentos, minha querida!! Aproveito e digo que amei seu contato e estou com você nessa jornada. Conte comigo para o que precisar. Meu carinho e meu forte abraco, estamos juntas e vamos que vamos confiantes em direçã a CURA, uhuuuuuu, amém!!!!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Exposição: Eu peito


Curiosidades sobre o Câncer!!!



1. Câncer é uma palavra derivada do grego "karkinos"
2. Câncer não é uma doença única, mas um grupo de 200 doenças distintas, cada uma delas com suas próprias causas, história natural e tratamento.
3. O câncer é caracterizado por um crescimento autônomo, desordenado e incontrolado de células que ao alcançarem uma certa massa, comprimem, invadem e destroem os tecidos normais vizinhos.
4. Não se conhece a(s) causa(s) de aproximadamente 80% das ocorrências do câncer.
5. Os estudos epidemiológicos indicam que provavelmente os fatores ambientais são importantes na causa da maioria dos cânceres.


6. Na maioria dos carcinomas (ca epiteliais) as taxas de incidência aumentam constantemente com a idade. Isto se explica pelo efeito cumulativo da exposição a diferentes tipos de carcinógenos.
7. O câncer ocorre a qualquer idade, porem é mais freqüente em pessoas de idade avançada.
8. Em alguns tipos de tumores a incidência é maior em crianças e jovens. Em leucemias a maior incidência ocorre nos primeiros 4 anos de vida e tumores de testículo são mais comuns entre os 20-24 anos.
9. Tabagismo e o Câncer. 
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) revelou que cerca de 70% das pessoas que passam pela unidade para tratamento de tumores de bexiga possuem histórico de tabagismo, que é um dos principais fatores de risco para a doença. Segundo os dados ligados ao tabagismo, um em cada sete pacientes do Icesp com câncer de bexiga informaram aos médicos que fumam ou que já fumaram, sendo esse um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.A pesquisa apontou também que, do total de pacientes tratados com esse tipo de tumor, 50% chegam à unidade com diagnóstico tardio. O sinal clínico mais importante foi a presença de sangue na urina, que ocorreu como manifestação em 88% dos casos.
10. Exposição excessiva ao sol aumenta o risco de câncer da pele.
11. A cura do câncer é definida como a ausência de tumor após o tratamento, por um período de vida tão longo como o do aquele que não teve câncer.
12. O câncer não é uma desgraça social, uma punição divina ou um estigma pessoal.
13. Os oncologistas, com as novas tecnologias e tratamentos, hoje oferecem maior índice de cura respeitando a dignidade do ser humano, sua qualidade de vida e relacionamento familiar e social.
14. A cura do câncer geralmente depende de tratamento multidisciplinar.
15. Os fatores ambientais (macro e micro) são responsáveis por 80% dos tumores malignos, e os fatores endógenos e genéticos responsáveis pelos outros 20%.
16. A América Latina tem alta incidência de tumores associados com a pobreza (colo do útero e estômago, por exemplo).
17. Os dados de mortalidade mostram que os tumores malignos ocupam os primeiros lugares em todos os países, e a tendência é de aumentar na faixa etária de 45-65 anos.
18. A faixa de mortalidade por câncer é maior entre as mulheres do que nos homens em todos os paises, numa faixa etária de 30 a 64 anos. Isto se explica pela alta incidência de colo de útero e mama.
19. A esmagadora maioria dos tipos de câncer, se diagnosticados em tempo e tratados corretamente, têm cura.
20. As crianças toleram e respondem melhor ao tratamento oncológico.
21. Os pacientes com câncer podem encontrar certo conforto na legislação brasileira. O leque de direitos de pessoas portadoras de câncer,  procura garantir assistência integral tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como pelos planos de assistência médica.
Desse modo, a lei assegura que o paciente tenha acesso a todos os mecanismos - procedimentos, medicamentos e equipamentos - necessários à manutenção de sua vida e de sua saúde, não somente de forma curativa, mas preventiva também. 
Além da assistência integral existem outros direitos não atrelados diretamente à saúde, tais como: aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, amparo assistencial, levantamento do FGTS, do PIS e do PASEP, isenção de imposto de renda na aposentadoria, isenção de ICMS, IPVA na compra de veículos adaptados, cirurgia de reconstituição mamária, quitação de financiamento imobiliário, processo judicial prioritário, transporte, hospedagem e alimentação durante tratamento fora do domicílio.

 http://jus.com.br/revista/texto/18832/o-direito-dos-pacientes-com-cancer-ao-fornecimento-de-medicamentos-pelo-sus


Travessia


domingo, 2 de novembro de 2014

Cabeça enfeitada!!

Olá Guerreiras!!! 
Início do mês de novembro e estou no aguardo da minha cirurgia que acontecerá no final desse mês.
Nessa espera, estou tentando manter a cabeça enfeitada com bons pensamentos, disposição e alegria em viver,  o que é fundamental nesse período de espera. 
É uma cirurgia longa, pois são seis a oito horas no centro cirúrgico e tenho que confessar que assustei com esse período tão longo!! Mas estou nas mãos do nosso Senhor e sei que Ele vai estar presente dando Luz aos profissionais e me carregando no colo, como sempre fez. Sou filha dele e Ele socorre seus filhos sempreeee!!!
Mas vamos enfrentar mais essa fase e vencer, pois essa é a minha única alternativa, vencer!! Amém!!
Ainda não iniciei a medicação, Tamoxifeno, que irei tomar por cinco anos, vou aguardar passar a cirurgia.
Gostaram das fotos? Com esse calor que está em BH estou decorando o cabelo com tiaras super lindinhas que dá um ar bem feminino no meu visual. Amei!!
Desejo a vocês uma ótima semana, cheia de realizações, bençãos e alegrias!!
Vamos que vamos na espera e sempre com muita esperança no coração!!!

sábado, 1 de novembro de 2014

Hoje foi um dia de aprendizados!!





Hoje foi um dia maravilhoso, cheio de aprendizados. Faço parte da Equipe PerCursos e esporadicamente promovemos Workshops para terapeutas. Hoje o tema foi: A Hostilidade na Relação Conjugal, ministrado pelo colega Reges Chagas. Um sábado rico, cheio de aprendizados. Adoooro o que eu faço. Agradeço por estar trabalhando e aprendendo em todos os momentos. Vamos que vamos!!! 

10 Mitos sobre o câncer de mama!!!

MITO 1: o câncer de mama sempre aparece como um caroço

Existem duas formas principais de aparecimento do câncer de mama. "A primeira delas é o nódulo ou caroço, como é popularmente conhecido", afirma o mastologista Eduardo Millen, diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia. A outra forma mais comum é a microcalcificação. "Neste caso, apenas a mamografia consegue fazer o diagnóstico precoce,
quando ele tem, no mínimo, 1 milímetro", aponta. Em torno de 1,5 e 2 centímetros, essa calcificação já consegue ser identificada pelo exame clínico feito por um bom mastologista. Há casos menos comuns ainda em que ocorre uma secreção sanguinolenta pelo mamilo de forma espontânea ou descamação da auréola e do mamilo.

MITO 2: todo caroço na mama é um câncer

Nem todo caroço na mama é um câncer. "Na verdade, a maioria dos nódulos que surgem são benignos", afirma o mastologista Silvio Bromberg, do Hospital Albert Einstein. Geralmente, eles são fibroadenomas ou proliferações das células da glândula mamária. Existem ainda os falsos nódulos ou cistos. Neste caso, o potencial de malignidade é nulo, já que o caroço não é nem mesmo sólido. 

De qualquer maneira, qualquer paciente que identificar um caroço no seio deve procurar um mastologista, independente da idade. Mesmo um nódulo benigno pode exigir acompanhamento médico para que não cresça ou se torne maligno.


MITO 3: antitranspirantes e desodorantes favorecem o aparecimento do câncer de mama

"Não há qualquer relação entre o uso de antitranspirantes ou desodorantes e o câncer de mama", afirma a mastologista Maria do Socorro Maciel, diretora de mastologia do Hospital A. C. Camargo. Nenhum estudo comprovou que o uso, seja de produtos roll on, spray ou aerosol, favoreça o desenvolvimento da doença.

MITO 4: apenas mulheres com histórico de câncer de mama na família podem ter a doença

"Qualquer pessoa em qualquer idade pode desenvolver um câncer de mama, independente do sexo, da cor ou do histórico familiar", afirma o mastologista Eduardo. Ele aponta, entretanto, que alguns pacientes apresentam um risco maior de ter a doença do que outras. Elas se enquadram nos chamados 'grupos de risco'.  

O primeiro grupo de risco é o daqueles que têm dois ou mais parentes que tiveram câncer de mama ou de ovário antes da menopausa, no caso das mulheres. O segundo se refere aos grupos que apresentaram mutações genéticas diretamente ligados ao câncer de mama. O terceiro grupo inclui pacientes que receberam tratamento contra o câncer com radioterapia no tórax antes dos 25 anos. "Depois dessa idade, o DNA não sofre mutações que podem favorecer o câncer de mama", diz o especialista. 
Quem pertence a um desses grupos deve começar a fazer exames de mamografia a partir dos 25 anos, aproximadamente. As demais pessoas devem começar a prevenção com a mamografia a partir dos 40 ou 50 anos.


MITO 5: a biópsia do câncer de mama pode causar uma metástase

"A metástase pode acontecer quando o câncer apresenta células capazes de se deslocar e implantar em outras partes do corpo, o que independe da realização ou não de uma biópsia", afirma a mastologista Maria do Socorro.

MITO 6: sutiã apertado pode causar câncer de mama

Com ou sem aro, com ou sem bojo, com alças largas ou finas, não importa. "O sutiã não favorece o desenvolvimento do câncer de mama", afirma o mastologista Eduardo. Nenhum estudo foi capaz de provar ação de causa e efeito.

MITO 7: autoexame dispensa a mamografia

autoexame das mamas caiu por terra. "Nenhum estudo conseguiu provar que ele diminui a mortalidade por câncer de mama", afirma o especialista Silvio. Por isso, nada
dispensa consultas com mastologistas ou exames de mamografia. De qualquer forma, o toque durante o banho ou em outro momento mais calmo ajuda a identificar lesões ou nódulos. Quando isso acontece, a primeira medida é procurar um médico para uma avaliação mais detalhada.

MITO 8: mulheres com seios pequenos não têm câncer de mama

"A chance de uma mulher desenvolver câncer de mama não está relacionada ao tamanho dos seios", afirma o mastologista Eduardo. Verdadeiros fatores de risco são a obesidade, a hereditariedade e o cultivo de maus hábitos, como fumar.

MITO 9: próteses de silicone favorecem o desenvolvimento do câncer de mama

"Próteses de silicone não aumentam o risco de desenvolver o câncer de mama", diz o especialista Silvio. Antes de fazer o implante, entretanto, recomenda-se realizar uma consulta com um mastologista para ter certeza de que não há qualquer nódulo nas mamas.

MITO 10: próteses de silicone atrapalham o diagnóstico do câncer de mama, piorando o tratamento

Em maio de 2013, o periódico científico British Medical Journal publicou um estudo realizado na Universidade Laval, no Canadá, que sugere que a colocação de próteses de silicone dificulta o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os pesquisadores apontam que os implantes podem dificultar a visualização do tecido mamário através de exames de imagem, como a mamografia e a ultrassonografia.
No entanto, não há consenso científico quanto às limitações dos exames de imagem em pacientes que possuem próteses de silicone nas mamas. É preciso que mais estudos sejam realizados para que haja uma resolução definitiva. Por hora, é recomendado apenas que pacientes com alto risco para o desenvolvimento do câncer de mama  como as que têm casos próximos da doença na família  evitem a colocação das próteses. 

Fonte: www.minhavida.com.br



Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...