segunda-feira, 30 de junho de 2014

Parabéns pelos seus 81 anos Altair Veloso!!!

Minha família
Olá, hoje é um lindo dia!! Parabéns para você, minha querida mãe!!! É o dia do aniversário da minha mãe, completando 81 anos de idade! Que Deus continue abençoando ricamente sua vida, com saúde, alegria, fé, paciência, coragem e força!! Obrigada por tudo! Infelizmente, estou longe de vocês e sinto muito falta da presença e do carinho de todos vocês, principalmente nesse momento da minha vida. Mas, sei que todos estão torcendo por mim, como também torço por todos vocês. É minha família!! Minha gratidão!! E é um privilégio para mim e para os meus irmãos termos nossos pais presentes em nossas vidas! Um beijo muito carinhoso para todos e comemorem bastante essa linda data!! Estarei presente aí de coração!! Feliz aniversário, minha Gordinha!!!!
Márcia, eu, Júnior, Mamãe e Mônica 

Cabeça raspadíssima!!!

Olha minha careca lindíssimaaaaaa!!!
Olá, olha que linda que eu fiquei??!! Cabeça raspadinha, sem nenhum fio de cabelo para contar história, rs. Ontem no banho passei espuma para barbear e meu marido raspou minha careca toooodaaaa!!! Agora não vou ter mais cabelinhos no travesseiro ou até mesmo quando passava a mão saia alguns fios. Como podem ver, fiquei linda do mesmo jeito. É isso aí, estou firme mantendo meu foco na cura! Vamos que vamos confiantes, galera!! Uhuuu, uma segunda harmoniosa para todos nós!!!!!

domingo, 29 de junho de 2014

Estudo lista substâncias que podem causar câncer de mama!!


Cientistas americanos identificaram as substâncias químicas mais cancerígenas presentes no ambiente cotidiano que as mulheres devem evitar para diminuir o risco de câncer de mama, uma pista importante para a prevenção da doença. O estudo publicado  na revista Environmental Health Perspectives, também confirma que os produtos químicos que provocam tumores cancerígenos nas glândulas mamárias dos ratos também estão vinculados ao câncer de mama nos humanos. O estudo elaborou uma lista de substâncias cancerígenas prioritárias porque provocam tumores mamários nos animais, às quais muitas mulheres estão expostas. São produtos cancerígenos presentes na gasolina, no diesel e em outras substâncias que emanam dos veículos, assim como ignífugos, solventes, corrosivos de pinturas e derivados de desinfetantes usados no tratamento de água potável, entre outros. "Esta pesquisa fornece elementos para prevenir o câncer de mama identificando produtos químicos prioritários aos quais as mulheres estão expostas com mais frequência e mostra também como controlar esta exposição", explica o médico Ruthann Ruden, diretor de pesquisa no instituto Silent Spring de Newton (Massachusetts, nordeste), co-autor da pesquisa." Estas informações guiarão os esforços para diminuir o contato com estas substâncias ligadas ao câncer de mama e ajudarão os pesquisadores a estudar como as mulheres são afetadas", acrescenta. As pesquisas realizadas até agora sobre o câncer de mama não levavam em conta a exposição de mulheres a uma grande quantidade de produtos químicos, sobretudo pela falta de informação sobre os produtos que deveriam ser analisados. Segundo estes pesquisadores, os grupos de consulta de especialistas da Casa Branca, o Instituto Americano de Medicina e o Comitê de coordenação para a pesquisa ambiental e o câncer de mama ressaltaram que as substâncias químicas presentes no ambiente cotidiano eram uma pista promissora para a prevenção de tumores malignos mamários.
Reduzir a exposição a produtos químicos
"Todas as mulheres nos Estados Unidos estão expostas a substâncias químicas que podem aumentar o risco de câncer de mama, mas lamentavelmente este vínculo é amplamente ignorado", comentou Julia Brody, diretora-geral do Silent Spring Institute e co-autora do estudo. "Reduzir a exposição aos produtos químicos tóxicos pode salvar a vida de muitas mulheres", considerou, acrescentando que "quando se fala ao povo do câncer de mama, não se pensa no risco que as substâncias químicas representam". Finalmente, lamenta a pesquisadora, "os fundos direcionados à pesquisa sobre o vínculo entre o câncer de mama e os produtos químicos no ambiente só representam uma parte ínfima do total". "É imprescindível que as indústrias e os governos atuem para reduzir a exposição às substâncias mais perigosas", insistiu Kristi Marsh, autora de uma obra sobre o tema chamada "Little Changes". Marsh foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos e ela, que não tinha antecedentes familiares, o atribui a uma exposição a químicos cancerígenos. Para Dale Sandler, principal epidemiologista do Instituto Nacional americano de Ciências de Saúde ambiental (NIEHS), "esta pesquisa examina de maneira extensa e profunda os dados toxicológicos e os biomarcadores vinculados ao câncer de mama". Também é uma "importante fonte de informação" para estudar o vínculo entre o ambiente e o câncer, diz.
auto-exame é um dos meios mais eficazes de se descobrir o câncer de mama
Os Institutos Nacionais da Saúde (NIH) irão incorporar recomendações do estudo ao mesmo tempo em que se preparam para testar amostras mamárias de 50.000 mulheres no âmbito de uma investigação sobre irmãs para determinar as causas do câncer de mama. O câncer de mama é a segunda causa de mortalidade por câncer entre as mulheres nos Estados Unidos, com 40.000 falecimentos estimados em 2014 e 232.670 novos casos diagnosticados, segundo o Instituto Nacional do Câncer, que estima que 2,89 milhões de mulheres sofrem atualmente deste tipo de câncer.                           (http://atarde.uol.com.br/cienciaevida/noticias/estudo-lista-substancias-que-podem-causar-cancer-de-mama)

Boas energias!!!

Lucas, Luísa, eu e Branco
Ana Laura, eu e Luiza
Olá, passei um final de semana super agradável. Branco chegou de viagem, recebi visita da minha nora Lu e sua mãe Ana Laura e vieram de Uberlândia minha sobrinha e afilhada Luísa e seu querido namorado Lucas. Foi um weekend maravilhoso, pois foi cheio de amor, alegria e passei muito bem, alimentei, fiz minhas caminhadas e coloquei a conversa em dia!! Delícia viver com alegria e agradecendo intensamente todos os momentos do dia. Obrigada Senhor! Vamos que vamos confiantes!!! Uma semana emanada de Luz para todos nós!!!

sábado, 28 de junho de 2014

Alegria de viver!!!

Olá, muitas pessoas queridas tem me perguntando como estou conseguindo estar tão bem, equilibrada, forte e vivendo normalmente nesse processo. Respondo que deve ser pelo valor, admiração e alegria que tenho em viver!!. Sou feliz e agradecida pela vida que tenho e sempre me senti feliz por estar vivinha da silva, rs. 
Aproveitem esse lindo  sábado para estarem com amigos e familiares. E vamos torcer para que o Brasil vença e vá ao rumo da vitória!! A vida é maravilhosa!! Vamos que vamos confiantes!!!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Preparando para a próxima quimioterapia!!!

Olá, ontem fiz mais uma sessão de acupuntura visando um melhor equilíbrio, sintonia e "balanceamento" do meu corpo, com o objetivo de me preparar para a próxima sessão quimioterápica, promovendo minha saúde, energia e vitalidade. 
Na Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é uma grande ferramenta para manter a saúde dos pacientes, ajudando a modular o sistema imunológico e, com isso, diminuir ou acabar com os efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia como a náusea, vômito, desidratação entre outros.E o melhor de tudo que melhora a disposição, o ânimo, aumentando a alegria de viver!! Uhuuuu! E viva a vida!! É bonita, é bonita e é bonita!!!
Meu acupunturista/psicólogo Wilson sempre super atencioso e solidário nos meus atendimentos, minha eterna gratidão!!! Nos próximos dez anos, no mínimo, serei sua cliente, pois quando estiver tomando medicamentos anti-hormonais, também a acupuntura é indicada! Como fiz ontem, essa noite dormi super bem, meu muito obrigada caro amigo! Vamos que vamos confiantes!!!

Menopausa: conheça 4 mitos sobre hormônios

A médica americana Michelle Warren, diretora do Centro de Menopausa, Distúrbios Hormonais e Saúde do Centro Médido da Columbia University, EUA, derruba 4 mitos relacionados ao tratamento da menopausa com hormônios:

1. Hormônios causam câncer de mama

Câncer de mama, na opinião da médica, não é causado por hormônios. “Eles aceleram o crescimento de células atípicas, mas não são a causa da doença. Nunca existiu nenhuma prova científica de que os hormônios são responsáveis pelo câncer de mama. Houve um estudo publicado em 2002 que mostrou oito casos de câncer de mama numa amostra de 10 000 mulheres que faziam reposição hormonal. Claro que os fatores de risco devem ser observados, mas é um percentual muito pequeno”, disse ela. Publicado na revista médica internacional Journal of American Medical Association, este estudo mostrou que as mulheres submetidas à terapia hormonal de estrogênio equino conjugado (hormônio derivado da urina de éguas prenhas) e acetato de medroxiprogesterona (um derivado sintético da progesterona) tiveram mais casos de câncer de mama do que aquelas que usaram placebo (risco relativo de 1,26, ou seja, 26% de aumento no número de casos). "Esta é uma associação de causalidade e não comprova que estes hormônios causaram o câncer ou apenas aceleraram células cancerígenas pré-existentes e não detectadas previamente”, explica o endocrinologista Alexandre Hohl, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (regional Santa Catarina). Contudo, muitos destes tumores crescem mais rapidamente com o estímulo hormonal. "Por esse motivo, as mulheres submetidas à reposição hormonal devem ser cuidadosamente acompanhadas pelo médico, a fim de detectar e tratar eventuais tumores no estágio mais inicial possível. Além disso, os fatores de risco individuais e familiares para o câncer da mama devem ser considerados na escolha do modelo de terapia de reposição hormonal", alerta o ginecologista Carlos Eduardo Ayres, de São Paulo.
2. Hormônios causam ataque cardíaco

É outro mito na opinião de Michelle Warren. “Neste mesmo estudo, foram avaliadas mulheres de aproximadamente 60 anos que faziam reposição hormonal há pouco menos de uma década, e não houve aumento de ataques cardíacos entre elas. Uma forma indireta de determinar se existe possibilidade de ataque cardíaco é calculando a quantidade de cálcio no organismo. As mulheres que tomavam estrogênio apresentaram muito menos cálcio do que as que não tomavam. Então o estrogênio pode, sim, proteger o coração se utilizado no momento correto”. O ginecologista Carlos Eduardo Ayres explica ainda que o estrogênio melhora o perfil do colesterol, estimulando os níveis de HDL (o colesterol bom) e reduzindo o LDL (o colesterol ruim), o que pode ser benéfico para o risco cardiovascular em mulheres selecionadas. "A probabilidade de ataque cardíaco é afetada muito mais pelos níveis de colesterol, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e fumo do que pela terapia de reposição hormonal", avalia ele.
3. É possível ter atividade sexual normal sem os hormônios

“Assim como a pele do rosto e do corpo, a vagina envelhece e fica frágil”, afirma a americana. “Mesmo as mulheres que não têm relações sexuais sentem a vagina bem mais seca no período de menopausa. É possível curar isso com a aplicação de estrogênio local, dentro da vagina, em forma de pílula ou creme.” O endocrinologista Alexandre Hohl completa: "existe também a possibilidade do uso de gel a base de água para os casos com contraindicação ao uso do estrogênio na forma tópica (gel)". Além da dificuldade de manter relações sexuais satisfatórias pela atrofia do revestimento vaginal, a falta de estrógenos também favorece infecções vaginais, irritação local e perda urinária. "A reposição de estrogênios melhora essa atrofia e, consequentemente, a qualidade de vida das mulheres na pós-menopausa", finaliza o ginecologista Carlos Eduardo Ayres. 
4. Hormônios bioidênticos são mais seguros

Hormônios bioidênticos são aqueles que têm exatamente a mesma estrutura química e molecular dos hormônios produzidos pelo nosso organismo. Existem bons hormônios desse tipo no mercado, segundo a médica que são regulados e testados. “Porém, as pessoas acham que eles devem ser manipulados em farmácias, onde não há controle de qualidade. Assim, o risco de efeitos colaterais aumenta. Todos os hormônios bioidênticos, controlados ou não, oferecem risco – podem afetar o fígado e aumentar o colesterol ruim, desencadeando o ataque cardíaco em mulheres, por exemplo.” O ginecologista Carlos Eduardo Ayres enfatiza: "não existe evidência científica de que o hormônio bioidêntico seja mais seguro do que as moléculas não idênticas, assim como não existe uma terapia hormonal que sirva para todas as mulheres, e nem todas necessitam dessa reposição". Teoria confirmada pelo endocrinologista Alexandre Hohl: "o termo bioidêntico acaba sendo usado com um apelo comercial desnecessário. Os efeitos benéficos, efeitos colaterais e contraindicações dependem da dose, da via de administração e da história prévia desta paciente". 
                                                                                                          Fonte: http://mdemulher.abril.com.br

quinta-feira, 26 de junho de 2014

É o momento de raspar a cabeça!!!

Meu cabelo foto 1!

Olá, hoje acordei e assustei ao ver meu travesseiro, Jesus!!!! rs Estava lotado de cabelinhos, tenho que confessar que, dessa vez, até achei engraçado ver minha fronha branquinha cheia de pontinhos pretos e brancos, claro! O que fazer? Bom, vou aguardar meu marido chegar de viagem e pedir para ele passar giletão mesmo na careca. Vou ficar linda do mesmo jeito, rs!! Temos que manter a alegria mesmo nos momentos mais difíceis das nossas vidas! Vamos que vamos confiantes na cura, no amor, na solidariedade, no respeito e na alegria!! 

11 mitos e verdades sobre câncer de mama


As brasileiras ainda acreditam em muitas lendas sobre o câncer de mama que comprometem o diagnóstico precoce e dificultam o tratamento:

1. Algumas mulheres da minha família tiveram câncer de mama. Por isso, corro mais riscos.
Verdade - Ter mãe, irmã ou filha com câncer de mama aumenta o risco em 80%. Há um teste que mostra se há mutações genéticas. Porém, o serviço só é feito na rede particular de saúde e custa em torno de R$ 600. Se for detectada a mutação, as cirurgias preventivas conseguem reduzir bastante esse risco. 
2. Não tenho histórico familiar. Nunca terei tumores nos seios. 
Mito - Nenhuma mulher está imune ao câncer de mama. O risco básico de qualquer uma de nós desenvolver esse tipo de tumor é de 12%, mesmo sem casos na família. Uma em cada oito brasileiras de até 70 anos vai ter a doença. 

3. Fazer mamografia todos os anos é necessário para detectar tumores. 
Verdade - A mamografia é a principal forma de diagnóstico precoce da doença. Quem tem histórico familiar deve fazer o exame a partir dos 25 anos. As demais, após os 40. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. 

4. Emoções negativas como estresse, mágoas e raiva podem causar câncer. 
Mito - "Nenhum tipo de câncer surge a partir de sentimentos negativos. Por mais profunda que seja sua mágoa, tristeza ou depressão, essas emoções não têm a capacidade de se transformar em tumores. Isso é uma grande mentira", esclarece Sérgio Simon. 

5. Faço o autoexame, apalpando meus seios em busca de caroços. Não preciso de outros exames. 
Mito - O autoexame das mamas é uma prática positiva, que deve ser estimulada. Contudo, ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores, especialmente aqueles em fase inicial, com maiores chances de cura. De acordo com a recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para obter um diagnóstico precoce é preciso consultar um médico, realizar exame clínico de mama e fazer a mamografia. 

6. Mulheres obesas ficam mais suscetíveis à doença.
Verdade - O excesso de peso é prejudicial porque o tecido gorduroso aumenta os níveis de estrogênio. 

7. A terapia de reposição hormonal pode ser um fator de risco.
Verdade - A terapia costuma ser usada em mulheres na pós-menopausa para melhorar os sintomas do climatério e reduzir a osteoporose. "Porém, o uso de estrogênio e progesterona compromete as alterações que as glândulas mamárias sofrem com o avançar da idade. Isso aumenta o risco de câncer de mama quando o uso é por tempo prolongado", diz o oncologista Sérgio Simon. 

8. Quem menstrua muito cedo ou é mãe depois dos 30 anos tem maior probabilidade de desenvolver a doença.
Verdade - O risco aumenta porque essas mulheres menstruam mais vezes ao longo da vida, ficando excessivamente expostas aos hormônios estrogênio e progesterona. "O estrogênio estimula as células da glândula mamária a se reproduzir. Portanto, quanto mais menstruações, maior é o risco", explica Simon. 

9. Anticoncepcionais que interrompem a menstruação são eficazes na prevenção do câncer de mama. 
Mais ou menos - "Esse tipo de anticoncepcional tem sido altamente positivo no combate ao câncer de colo de útero. Contudo, em casos de câncer de mama, ainda não foi feito um estudo definitivo sobre a eficácia", esclarece o oncologista Sérgio Simon. 

10. Praticar uma atividade física ajuda na prevenção.
Verdade - Cerca de 30 minutos diários de caminhada são suficientes. E a atividade traz benefícios extras: mantém os ossos fortes e a cabeça tranquila. 

11. Próteses de silicone podem causar câncer.
Mito - Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone. O único problema é que o implante pode dificultar o diagnóstico de tumores.

                 Fonte:http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/saude-mulher/11-mitos-verdades-cancer-de-mama

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Amiga Amada Ida!!!

Olá, como essa semana estou bem, tenho aproveitado para encontrar minhas queridas amigas. Hoje almoçei com a querida Ida, sempre é uma festa estarmos juntas!! Uma amiga divertida, engraçada, feliz, de bem com a vida e não tem como não alegrar ao lado dela. Uma mulher linda, guerreira, inteligente e super amorosa!!! Delícia nosso almoço e que continuamos brindando a vida sempre juntas!! Minha gratidão e carinho por poder contar com você!!!

Agradeço por tudo!!!

Viver e não ter a vergonha de ser feliz!!!



Bom dia!! Hoje eu acordei com saudades de vocês, minha família!!! A casa está super vazia e estou bem acostumada com o movimento dos meus filhos e do meu marido.  Apesar da falta, estou muito bem, trabalhando, relacionando com amigas e agradecendo por cada dia que Deus tem me presentado! Obrigada meu Deus pela tua grandeza, pelo teu amor incondicional, pelo cuidado com a minha família, por nunca desistir de mim e por me amparar nos meus momentos tristes.
"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita." (Mahatma Gandhi)
Vamos que  vamos sempre confiantes!!!!





Tomate na prevenção do câncer de mama




Olá!! O querido tomate um aliado para aplacar a probabilidade de mulheres na pós-menopausa desenvolverem tumores mamários. O artigo sugere que levar o fruto ao prato é receita para o corpo ter mais adiponectina, hormônio envolvido na prevenção dessa doença. Na investigação, 70 voluntárias seguiram dieta enriquecida com o fruto do tomateiro por dez semanas. Depois desse período, ficaram 14 dias sem passar perto do alimento. Daí, outras dez semanas, investiram na soja. "Percebemos que o consumo de tomate fez os níveis de adiponectina subirem 9% e nas mulheres que não eram obesas elevou 13%. Quantidades altas desse hormônio estão associadas a uma redução no risco de ter câncer de mama", revela Adana Lianos, professora de epidemiologia na Escola de Saúde Rutgers. O que permanece um mistério é de que forma o tomate ajudaria na empreitada. Por enquanto, vale saber que as integrantes da pesquisa consumiram o correspondente a 25 miligramas de licopeno, antioxidante poderoso encontrado no alimento. Ou seja, um copo de suco de tomate ou uma combinação de sua sopa com meio copo do famoso molho vermelho que recobre as massas. Fica a dica!  



terça-feira, 24 de junho de 2014

Perceber às margens do caminho!


“A vida é assim: a gente escolhe um caminho na esperança de que ele vá nos conduzir a um lugar de alegria. Tolos, pensamos que a alegria está ao final do caminho. E caminhamos distraídos, sem prestar atenção. Afinal de contas, caminho é só caminho, passagem, não é o ponto de chegada. Com frequência, a gente não chega lá, porque morre antes. Mas há uns poucos que chegam ao lugar sonhado – só para descobrir que a alegria não mora lá. Caminharam sem compreender que a alegria não se encontra ao final, mas às margens do caminho.”

( Rubem Alves – Livro: Variações sobre o prazer)

Hoje é dia de hemograma!!!

Olá, sempre entre uma sessão quimioterápica e outra, no décimo segundo dia, se faz necessário uma coleta de sangue para análise. Hoje é o dia de ir ao Hospital Oncológico fazer esse exame. Torcem por mim, pois preciso estar bem para a próxima quimio que será no dia 02 de julho! Vamos que vamos confiantes, sempre!!!
Confio no Senhor de todo o meu coração e com toda a minha mente.  Deus age em minha vida e dessa forma vejo com maior clareza, amém! Obrigada!!! Obrigada!!!!!



Viver sem medo!!!

                 
Bom diaaaaa! Ontem postei esse post no facebook e quis também compartilhá-lo no meu blog! Em cada dia quero buscar a simplicidade em viver, viver sem medo, ser uma pessoa mais servil, mais solidária, combatendo e me livrando de julgamentos. Amadurecer tão desejada sabedoria que permite a obtenção de um estado de aceitação e paz. O primeiro passo para a mudança é a aceitaçao de si mesmo, pois mudança não é algo que você faz, é algo que você se permite. Vamos que vamos confiantes pedalando para a cura!! Uhuuu  rs

segunda-feira, 23 de junho de 2014

10.000 VEZES MAIS FORTE QUE A QUIMIOTERAPIA!!!


Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício? Lave bem e coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.

Polvilhe-o em suas bebidas, saladas, sorvete, sopa , macarrão, molho de macarrão, arroz, .... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. Uma delícia!!!!
Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C. Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando.
As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo. Os benefícios surpreendentes do limão! Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas.
É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia. Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia. Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc... A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra câncer de todos os tipos. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos. A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas. Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis. Antes tarde do que nunca! Repassem aos seus amigos e conhecidos. Fica a valiosa e saudável dica!!!


Tatuagem é usada na resconstrução do seio pós câncer


Para apagar uma cicatriz, tinta e agulha. A estratégia não elimina a marca, mas encobre. Usar a arte para esconder insatisfações estéticas é um dos recursos mais nobres da tatuagem. Em mulheres que enfrentaram um câncer de mama , os rabiscos são usados para imitar a anatomia e, com isso, redesenhar a autoestima. Felizmente, minha cirurgia foi pela auréola e não fiquei com cicatrizes, por isso não vou precisar de tatoo!! Sérgio Maciel um dos tatuadores mais conhecidos de São Paulo, refaz semanalmente seios de vítimas da doença. O trabalho é a conclusão de um longo processo de recuperação para essas pacientes. “Elas nos procuram no final do tratamento, quando já retiraram o tumor, fizeram quimioterapia e a cirurgia plástica reconstrutiva. Muitas vezes, a indicação é dos próprios cirurgiões plásticos, que apresentam essa possibilidade e encaminham para os estúdios de tatuagem.” A técnica consiste em tatuar o desenho da aréola na mama reconstruída para deixá-la o mais natural possível. O trabalho é desenvolvido por Leds há mais de 10 anos. “Desenvolvi uma técnica própria nos últimos 10 anos. É um trabalho super delicado, difícil de fazer, mas certamente o mais gratificante de todos. Isso recupera a feminilidade e a vaidade, perdidas durante o processo. São mulheres de todas as idades, fragilizadas, com vergonha do corpo, de si. É um dos trabalhos mais gratificantes, mas exige muito estudo e qualidade do profissional. Precisamos reproduzir o tom exato da pele e fazer um desenho perfeito, exato.” Tatuar o que a doença mutilou representa um ponto final no processo de cura. Mirna de Souza Gama, 39, administradora de empresas, revela que fechou o ciclo de sofrimento gerado pelo câncer após deixar o estúdio do Led’s, em 2010. Vaidosa e disciplinada com a saúde, ela descobriu a doença em novembro de 2008. Ao sentir um caroço avermelhado no seio, não tardou em procurar atendimento médico. Após a mamografia e biópsia , o que parecia apenas a reação da pele a uma picada de inseto, era um tumor maligno. "Sempre fiz check up . Até mamografia eu fazia desde os 30 anos. Na minha família, ninguém nunca teve ou morreu de câncer. Acreditava que estava fora do grupo de risco, mas nunca fui negligente com a saúde. Em menos de um mês, já estava na mesa de cirurgia para retirar o tumor e a mama.” Para reconstruir o formato do seio de Mirna foi preciso retirar tecido da região da barriga. Os médicos inseriram um balão por trás do músculo e, posteriormente, implantaram a prótese de silicone. “Minha preocupação era acordar sem o seio. A cicatriz na barriga, naquele momento, era menos agressiva do que sentir a ausência da mama. Foi muito difícil. Sempre fui super vaidosa. Já sabia que perderia meu cabelo comprido, loiro, durante a quimioterapia e ainda fiquei com o formato do peito, mas sem o mamilo e a aréola.” Após a quimioterapia e a cicatrização da cirurgia, a empresária teve uma parte de cartilagem da orelha retirada para refazer o bico do seio. A reconstrução da mama estava quase completa, faltava apenas tinta e cor. Foi o próprio cirurgião plástico quem indicou a tatuagem para Mirna. Semanas depois de concluir o tratamento, ela embarcou para a Nova Zelândia, onde morou durante seis meses. A mudança foi uma ‘virada de mesa’ forçada na vida da administradora. Na mesma época em que descobriu o câncer, ela perdeu o emprego e terminou um casamento de 17 anos. Durante a estadia fora do Brasil, Mirna tentou fazer a pigmentação, mas não encontrou nenhum profissional que sentisse segurança em realizar o procedimento. Poucos dias após retornar para São Paulo, depois de seis meses pintando o seio com tinta de henna para minimizar o próprio desconforto com o corpo, ela coloriu permanentemente as cicatrizes do câncer e refez o desenho da aréola. “Tatuei flores tribais bem delicadas em todas as marcas deixadas pela doença. Tive meu seio de volta graças à tatuagem. Ficou lindo. Quando acabei as três sessões, finalmente consegui virar a página, encerrar essa história. Hoje tenho prazer em mostrar como ficou perfeito e como estou bem e feliz.”                                                                        Fonte: http://delas.ig.com.br/

Dica de livro: como encarar um câncer e curar a alma!!



pluii livro outubro rosa cancer de mama Dica de livro: como encarar um câncer e curar a almaOlá, quero compartilhar com vocês uma dica de livro, ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas nesse momento da descoberta e do tratamento do câncer de mama sempre é saudável trocarmos informações. 
O diagnóstico de um câncer de mama nunca é uma notícia boa, mas vai de você saber encará-lo da melhor maneiroa possível e ter motivações para superar a doença. 
Essa foi a maneira que a autora Maria Eunice Assis,  do livro Casa Arrumada,  encarou sua vida ao descobrir-se com câncer de mama. "Encontrei nos medos e frustrações de um diagnóstico de câncer a motivação para superar a doença em todos os momentos. A notícia causou medo, raiva, mas também me levou a refletir sobre meu estilo de vida, repensar relações, rever prioridades. A cada etapa do tratamento, minhas forças eram renovadas na certeza de que, da mesma forma que seu corpo produziu o tumor, também guarda dentro de si a cura." É uma verdadeira história de superação recomendada por quem passa por um problema similar. Em tom intimista, envolvente e até mesmo com pitadas de humor, transmite confiança e inspiração para quem precisa manter um espírito alegre, leve e ao mesmo tempo firme e forte para enfrentar os desafios. Fica a dica!!!

Administrando sentimentos!


O câncer de mama pode gerar uma série de sentimentos, diversos altos e baixos. Isso tudo é normal, pois o ser humano é cheio de emoções e a presença do câncer de mama pode maximizar esse aspecto. Entenda que alguns dias serão melhores que outros, mas não permita que o mal estar se instale. Eu luto com ele todas às vezes em que ele aparece!! O importante é que você não se desespere em meio aos sentimentos que experimenta, tenta sentí-los e crescer com eles. Se você perceber algum sinal de depressão, como tristeza profunda, falta de sono e apetite, insegurança e desânimo, converse com seu oncologista sobre o assunto. Ele poderá recomendar uma visita ao psicólogo. Fica a dica!!!

Pão de queijo, canjica e boa prosa!! Eh trem baum!!!!

Olá passei o domingo todo em casa, de pijama, agradecendo muito a Deus por estar sentindo bem, alimentando bem e estar tão feliz!! É muito bom ser saudável, como devemos agradecer o corpo, espírito, mente e alma perfeitos!! Apesar de todos da minha família estarem viajando fiquei muito bem em companhia de bons filmes e livros. No final da tarde fiz até esteira, 55 min, uhuuu!! A consciência pesou com tantas comilanças calóricas, rs. Daí uma querida amiga Helenice liga dizendo que estava vindo me ver e ia trazer pão de queijo e canjica. Que delícia! Que bela companhia que se estendeu pela noite do meu ladinho. Rimos muito e agradeço muito o que tenho recebido nesse processo da minha vida. Obrigada Senhor!!!

sábado, 21 de junho de 2014

Feliz Weekend!!!

Olá, um lindo sábado para você que segue minhas postagens. A casa está vazia, pois meu marido e meus filhos não estão em BH, mas meu coração está cheio de alegrias, esperanças e amor!! Estou me sentindo muito bem nessa semana, amém!!  Vou aproveitar esse final de semana para ler, caminhar, assistir bons filmes e rezar para todos nós! Vamos que vamos confiantes que é a melhor maneira de buscar o equilíbrio!!!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Caminhar reduz o risco de câncer de mama!!!

Mulheres na pós-menopausa que andam uma hora por dia durante sete dias por semana podem reduzir significamente o risco de sofrerem de câncer de mama. Especialistas britânicos disseram que o estudo é uma evidência de que o estilo de vida influencia o risco para o câncer de mama e mostra que mesmo mudanças pequenas incorporadas às nossas atividades cotidianas podem fazer a diferença. Fica a dica!! (Fonte:BBC)


FAC: Um exército poderoso!!!


A quimioterapia prescrita para o meu tratamento é a FAC (fluorouracil, adriamicina e ciclofosfamida), administrada com seis ciclos de 21 em 21 dias. A quimioterapia (QT) adjuvante em câncer de mama é hoje um tratamento sistêmico de eficácia comprovada em muitas situações clínicas, confio que a minha seja uma delas. Torce aí, galera!!! 
No meu caso, a quimioterapia foi prescrita depois da cirurgia para a prevenção de metástases no futuro, para todos os casos em que o tumor apresente dimensão maior do que 1 cm.  Eu tomo posse da cura! Essa semana os efeitos da quimio estão bem mais amenos, ufa!!! Vamos que vamos confiantes!!!

Continuar ou não......Eis a questão!!!





Olá, fiquei um tempo sem postar, mas precisava desse tempo. Surgiram muitas dúvidas, muitas questões sobre continuar com esse projeto. Mas, resolvi ir em frente, até porque me faz muito bem utilizar esse espaço pois me alivia a alma e o blog foi criado com muito amor. Então, cá estou novamente cheia de novas postagens!!! Um lindo feriado para todos vocês!! 

sábado, 14 de junho de 2014

E a vida continua.....


Olá, nada como amanhecer é sentir-se melhor, mais animada, mais forte e com a certeza de alcançar a cura, amém! Mais uma etapa vencida!!! Os primeiros dias pós-quimio são realmente muito sentidos devidos aos fortes medicamentos. Mas, hoje, estou no quarto dia e estou me alimentando e hidratando melhor. É isso aí, um dia de cada vez, buscando manter o equilíbrio e boas emoções. Vamos que vamos confiantes!!! 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Amanhã vai ser outro dia!!!



Olá, não sou de abater por pouco, mas o dia de hoje está bem difícil!! Passei a noite toda acordada e me sentindo um pouco nauseada. Interessante que um dos efeitos da quimioterapia é ficar com a boca seca, estou totalmente o contrário salivando sem parar, como eu fiquei na minha segunda gravidez. Ontem estava bem melhor, mas como foco/penso no melhor tenho certeza que amanhã vai ser outro dia, um dia que estarei mais disposta!! Amém! Mande energia positiva aí, galera!!! Vamos que vamos confiantes!!! 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Alimentos que ajudam a driblar os efeitos da quimioterapia!!


Sucos, frutas e legumes alimentos ideiais 
Banana um belo aliado para diminuir os males da quimio
Olá, nós, pacientes que estamos submetidos a tratamentos quimioterápicos sofremos com os efeitos colaterais. Muitas vezes, o mal-estar é intenso e provoca dificuldades para se alimentar. Os efeitos colaterais, para muitos pacientes, podem ser sentidos logo no primeiro dia. Nessa segunda quimio estou mais forte devido ao medicamento anti-emético e a acupuntura. Além de boca seca, vômito, náuseas e fraqueza muscular são sintomas que costumam aparecer até o terceiro dia de tratamento. Entre a primeira e a terceira semana são frequentes a baixa imunidade, podendo ocorrer inflamação na mucosa bucal. Uma boa alimentação pode diminuir os males da quimio, como: O aumento do consumo de frutas e legumes. É importante ter uma alimentação equilibrada, sem excessos. Eu me alimento com pequenas porções de duas em duas horas. 


Xôôôo doces, gorduras, frituras
No site do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo há diversas receitas que ajudam a minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia: Suco de maçã com limão e hortelã ou então doce de banana com cravo e canela são indicados para combater ausência ou alteração do paladar. Outra dica é diminuir a quantidade de alimento e o tempo entre uma refeição e outra, dar preferência aos pratos gelados ou em temperatura ambiente, beber sucos, chupar picolé, ou até mesmo gelo e comer em locais bem arejados, diminuindo a quantidade de frituras, doces concentrados e condimentos. Fica a dica!!!


Essa é a querida Cristina!!!

Cristina e eu
Olá, ontem, dia 11 de junho de 2014, encontrei minha querida amiga Cristina que também estava no aguardo de mais uma sessão quimioterápica. Na sala de espera, Cristina enche de alegria todos nós, com suas histórias, suas descobertas de terapias complementares e alimentos benéficos para o nosso tratamento. Todos os pacientes se interagem e nem vemos chegar a hora da nossa consulta, eta mulher especial!! Minha admiração e meu carinho por essa mulher cheia de vida, guerreira e acolhedora! Que delícia ter a oportunidade de encontrar pessoas tão gente como você, minha gratidão!! E vamos que vamos juntas confiantes na cura!!!

Hercília, Cristina, Jeanne e eu

Dia romântico!!!

Olá, acordei com flores do meu eterno namorido, sempre tão atencioso, companheiro, prestativo e amoroso!! Aliás, sempre acordo com flores, homem romântico, generoso e muito fino. Obrigada pelo carinho Branco, pelas demonstrações de afeto! Obrigada por estar tão presente nesse momento do meu tratamento, com tanto otimismo e sempre me colocando para cima. Sua energia é contagiante!! Sempre forte, guerreiro e presente. E que venham novos dias românticos para comemorarmos sempre com muita alegria!! Hoje brindamos com água de côco, mesmo, rs. Amo você!!

Cuidado especial pelo profissional Renan!!!

Olá, já estou em casa, por sinal me recuperando super bem, graças ao medicamento Emend (anti-naúseas) e a acupuntura. Estou me sentindo bem melhor que a primeira sessão quimioterápica. Quero agradecer todo o cuidado, todo zelo desse enfermeiro-terapeuta que teve os melhores cuidados comigo no dia de ontem. Quando confiamos e acreditamos nos cuidados recebidos tudo flui melhor. Minha gratidão Renan, por todo o carinho comigo e com certeza com todos os seus pacientes. Vamos que vamos confiantes!!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Muito importante receber esse carinho!!!

Jeanne, eu e Natália
Olá, não posso deixar de agradecer toda a equipe do Hospital Oncológico Felício Rocho, que sempre me acolheu super bem. Equipe nota 1000!! Preparada, acolhedora e competente!!! Show de bola!!  Em especial, meu agradecimento vai para essas duas fofas, Jeanne e Natália, secretárias do Dr. Renato. Desde o primeiro dia que cheguei na clínica fui super bem recebida por esses dois amores, claro que cheguei chorando, pois tudo era novo para mim. Elas são de um amor puro, me acolheram, me auxiliaram com exames, com marcação ao cardiologista, enfim, sempre prontas e aptas para fazerem o melhor para todos os pacientes. Saibam que meu carinho e gratidão por vocês é enorme, suas Lindas Jejê e Naty!!!!!

Uma rotina de muita fé!!!!

Patrícia, Claudinha e eu 

Olá, antes de toda a sessão de quimioterapia é feito um hemograma para checar como estão os leucócitos, neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, checam todos os ófilos e os ócitos, rsrs. Graças a Deus o meu resultado estava ótimo para enfrentar uma nova sessão quimioterápica. Obrigada Claudinha e Patrícia pelo carinho de sempre! Vamos que vamos confiantes!!!





Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...