quarta-feira, 30 de abril de 2014

Curativo no consultório médico dia 18 de abril de 2014

Dia 18 de abril de 2014, uma sexta-feira da Semana Santa, um dia depois da minha cirurgia, fui no consultório do meu mastologista para trocar os curativos. Correu tudo bem e em nenhum momento senti dor ou qualquer incômodo, graças a Deus ocorreu tudo em perfeita harmonia! Vamos que vamos confiantes!!!

Pós operatório tranquilo 17 de abril de 2014


Minha cirurgia correu tudo bem! Entrei no Centro Cirúrgico do Hospital Felício Rocho por volta das duas horas da tarde e fui para o quarto por volta das cinco da tarde.
Nove horas da noite estava indo para casa feliz da vida na companhia do meu marido e do meu filho Sávio.
Minutos antes cirurgia é injetado um corante azul na regiao da auréola, o qual é captado pelo linfonodo sentinela, para que o cirurgião o procure na axila com esse azul para proceder a retirada do mesmo.
Por dois dias, a cor da pele fica meio azulada e a cor xixi também é azulada. Como diz meu mastologista ficamos parecidas com a Fiona, rs. Logo logo passa!

Dia da cirugia 17 de abril de 2014

Meu marido Oskar
Euzinha aguardando para entrar no cento cirúrgico
Meu filho Sávio
Aguardando para entrar no centro cirúrgico! Apesar da minha cirurgia estar agendada para a noitinha, dei entrada no Hospital pela manhã e enquanto estávamos fazendo a minha internação, o funcionário nos informou que eu já iria entrar para o centro cirúrgico. Fiquei surpresa, pois minha cirurgia seria a sétima que seria realizada e acabou sendo a primeira. Estava muito tranquila, serena e confiante. Quando temos fé e acreditamos no profissional, essa confiança faz com que acreditamos que tudo  vai dar certo. E deu certo! Foi muito tranquilo! Só tenho que agradecer!!! Vamos que vamos confiantes!!!

Obrigada pela orações!!!!

Olá!! Hoje eu quero falar do poder da oração que recebemos nos momentos que mais precisamos!! Essas preces vem de familiares, de amigos, de conhecidos e até mesmo de amigos de conhecidos!!
É mágico! Nos conforta, fortalece, nos tranquiliza imensamente para enfrentarmos com fé e acreditarmos na nossa cura!
O meu muito obrigada a todas vcs!
Esse oratório é da minha prima Lilian Veloso de Goiânia que teve a gentileza de acender uma vela para iluminar todo o tratamento. Vamos que vamos confiantes na cura! Amém!!! 

terça-feira, 29 de abril de 2014

Exame Linfocintilografia 17 de abril de 2014

Chegou o dia esperado! Dia 17 de abril de 2014!
Dia da minha cirurgia para retirada dos nódulos nas mamas esquerda e direita.
Na manhã da quinta feira, tinha agendado um linfocintilografia mamária. Esse exame é para localizar o linfonodo principal do tumor. É utilizado um aparelho portátil de detecção de radiação que é deslocado para o centro cirúrgico com o objtetivo de ajudar o cirurgião na sua retirada.
Esse exame não é nada bom!! Na verdade, injeta na derme, nas minhas duas auréolas uma sustância radiotiva, que é absorvida pelas células cancerosas contraste queima, arde, dói, incomoda por alguns minutos.
Confesso que até chorei!!! Mas venci mais essa etapa!! 
Os linfonodos sentinela (gânglio linfático) são os primeiros a receber as células malignas oriundas  de um tumor canceroso primário, através da circulação linfática.
Ele é a primeira barreira defensiva do organismo contra o espalhamento do câncer (as metástases) e só depois  dele os linfonodos são afetados. As condições que o linfonodo sentinela são encontrados indicam, com alto grau de precisão, o estado em que se encontram os outros linfonodos da região (axilar). No câncer de mama é necessário retirar os linfonodos sentinela, eles orientam o médico quanto à direção da drenagem linfática do tumor e o estado em que se encontra, sugerindo ou não a retirada dos demais gânglios regionais.
Esse exame é punk, mas a gente vence tudo nessa fase quando acreditamos em uma força maior. E o acreditar é tão importante que os meus linfonodos não foram comprometidos, amém!!! Vamos que vamos confiantes!!!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Agulhamento mama direita 16 de abril de 2014

No dia 16 de abril, estava agendado um agulhamento na minha direita. Não tinha a menor idéia de como seria esse procedimento. Mas, minha vontade de fazer a cirurgia era tanta que fui tranquila para a clínica da Dra. Júnia Lapertosa. 
O exame é realizado com anestesia local, bem tolerado. Esse exame é feito bem próximo da cirurgia e é feito para a  localização pré-operatória de lesão mamária não palpável. Esse meu tumor era menor que 0,8 cm.
Até a cirurgia, que foi no outro dia, tive que ficar quietinha, sem fazer movimentos bruscos.

Esta foto é do curativo do agulhamento que foi
realizado no dia 16 de abril de 2014.

Esperança!!

A esperança que sinto brota no fundo do meu coração. Essa tranquilidade que estou sentindo, vem do nosso Pai, que quer o nosso bem. Todas as manhãs acordo agradecendo mais esse dia! Não podemos viver sem esperança, sem acreditar na cura, sem crer que tenho muito pra viver! Quero trabalhar muito na minha profissão, pois amo o que faço, quero viajar muito com o meu marido, quero participar das conquistas dos meus filhos. Enfim, ainda tenho muito que viver!
Confesso que tem horas que fico com temor do tratamento, das quimioterapias, mas sei que vou abandonar o temor e confiar em Deus, pois sei que esses medicamentos serão para minha cura. Amém! Vamos que vamos confiantes!!!

Resultado da Biópsia Mama Direita 15 de abril de 2014

No dia 15 de abril, peguei o resultado da biópsia da mama direita e o resultado: Carcinoma - Ductual - Invasor - Grau II.
Precisava fazer cirurgia nas duas mamas!! Como ficariam minhas mamas? Como seria a cirurgia? Perguntas frequentes de todas as mulheres que vivem essa doença e sentem medo dos resultados cirúrgicos na imagem corporal.
Como estava com todos os exames prontos, a cirurgia ficou agendada para o dia 17 de abril, uma quinta-feira santa.
Na verdade, estava muito tranquila em fazer a cirurgia. Queria ficar livre logo do que "não me pertencia". Dr. Luís Cláudio nos deu todos os papéis e fomos providenciar para que tudo desse certo.
Nesse momento, só pedia forças a Deus, para que ele me tranquilizasse e que tudo corresse em perfeita harmonia. Estava confiante!!! Vamos que vamos confiantes!!!!

Meus pais! Gratidão pela vida!!!

Esses são meus pais!! Olha que lindos! Fofos demais da conta, minha eterna gratidão!!
Meu pai, Moisés com 86 anos de idade e minha mãe Altair com 80 anos! Meu pai trabalha até hoje, um exemplo para toda a família de um homem com muita fé e pulsão de vida. Genteeee, minha mãe nunca tingiu o cabelo!! São muito fofos e prezam a família que tem, são exemplos vivos a seguir! 
Meus pais estão doentes, devido a idade e ainda não contei sobre minha doença para eles. Estive em Uberlândia no dia 12 de abril, mas não tive coragem. Vou voltar lá para contar, antes de iniciar as minhas sessões quimioterápicas!
Na verdade o que eu fiz foi escrever uma carta para eles dizendo da minha doença e que torcessem muito por mim, para que eu aprenda muito com tudo isso que estou passando. Claro que não enviei a carta, foi um ritual e a mesma foi queimada.Quero a a cada dia ficar mais forte, mais amorosa com o próximo e que minha fé se fortaleça. Quando começar as quimios, não vai ter como esconder, mas enquanto isso  vou poupá-los desse sofrimento. Amo vocês e sou grata por tudo, muito obrigada!!!!

Biópsia Mama Direita 10 de abril de 2014

No dia 10 de abril, cheguei para essa biópsia bem mais tranquila, mais confiante, pois já havia passado por esse processo antes e tinha conhecimento que era bastante tranquilo esse procedimento. A equipe da Dra. Júnia Lapertosa sempre super acolhedora com todos os pacientes. Entrei tranquilamente para fazer o procedimento. Dessa vez, estava acompanhada do meu marido, o que deixou tudo muito mais tranquilo, rs. Como havia feito um pré-agendamento da minha cirurgia para o dia 12, seria impossível operar, pois a biópsia demora muito a ficar pronta. Então, para aproveitar uma vaga para a cirurgia no dia 17 de abril, meu marido eu eu fomos levar o resultado no laboratório e implorar para que o resultado fosse entregue até o dia 15 de abril. E deu certo, graças a Deus!!!! Vamos que vamos confiantes!!!

Notícia inesperada!!

Na terça pela manhã, entre um paciente e outro, pois continuava trabalhando normalmente, recebi a ligação do meu médico: Dr. Luís Cláudio, dizendo que a radiologista Dra. Ivia havia ligado pra ele e que pelo exame, ela suspeitava de um nódulo também na mama direita.
Desliguei o telefone calmamente, mas meu mundo caiu!! Desabei em um pranto só, câncer nas duas mamas?? Não é possível!! Como eu ficaria?? E se tivesse ido já para o meu corpo? Eram muitas indagações....
Fui para casa no horário do almoço, muito triste. No dia 09 de abril, tinha uma consulta agendada e ele já me deu os formulários para fazer biópsia também na mama direita. Como tudo tem um lado positivo, foi bom ter descoberto esses nódulos agora, pois dessa forma, o tratamento será um só. É a vida, tem que enfrentar o real, vamos que vamos confiantes!!!

www.oncoguia.org.br

Na terça pela manhã, dia 08 de abril de 2014, comecei a procurar informações na internet sobre o câncer de mama, sobre o tratamento: quimioterapia e radioterapia. Assisti muitos vídeos de mulheres falando sobre a doença. 
E nesse post, quero recomendar uma página que me ajudou muito: www.oncoguia.org.br
Você faz seu cadastro para ficar sabendo de vários assuntos: sobre qualidade de vida, seus direitos e tantos outros assuntos! Anote aí: http://www.oncoguia.org.br/ Fui super bem atendida e eles me orientaram sobre diversas dúvidas. Liga lá, pois sei que você será bem atendida também!!! Parabéns pelo excelente suporte que vocês fornecem a todos em tratamento de câncer!!!!

Fobia da Ressônancia Magnética 07 de abril de 2014



Minha ressonância magnética foi agendada para o dia 07 de abril. Isso porque também implorei para a secretária um encaixe na agenda. Passei um final de semana pensativa e com muito medo desse exame. Já havia tentado fazer uma vez para examinar o meu ombro e não tinha conseguido. Acordei várias vezes durante a noite e entrava em um choro compulsivo. Pensei em desistir! Pensei em reagendar o exame, o que iria demorar fazê-lo em uma data que pudessem me sedar e nesse local eles não faziam com sedação. Mas, eu sabia que não tinha aquele tempo! Que estava correndo contra o relógio e que precisava fazer o mais rápido possível. Muitos amigos e familiares estavam rezando por mim!! Pedi a eles uma corrente de oração às 20 hs, horário do meu exame. Passei um dia tranquilo, tentei me acalmar, utilizar a respiração e boas leituras ao meu favor. Procurei comprar e ganhei bons livros. Esse livro da capa: Você pode curar a si mesmo e escrito pelo Masahara Taniguchi. Recomendo!
Cheguei no local do exame bastante confiante que venceria essa fobia.
Mais uma vez, fui recebida com muita carinho pela equipe da Dra .lvia. Troquei de roupa e entrei na sala de exames.
Para minha alegria e segurança, sabendo da minha fobia, ela deixou que meu marido permanecesse na sala. Ufaaaa!!!
Que maravilha pode contar com a tranquilidade dele, com a segurança dele estar ali do meu lado, segurando minha mão e de baixo daquele barulho ensurdecedor, rs.
O exame correu super bem, colaborei muito, foi rápido e fiquei muito feliz. Feliz por ter vencido mais um medo, feliz por estar dando continuidade ao meu tratamento e colaborando para que tudo ocorra em perfeita harmonia.
Venci esse medo! Confesso que tinha mais medo desse exame do que da cirurgia. Vai entender a cabeça do ser-humano!! rs  EU VENCI!!!! UHUUU! QUE VITÓRIA!!!

Fé, coragem e força!!!

Chegou dia 04 de abril de 2014!!
Passei uma ótima semana, trabalhando, festando, divertindo, andando de moto, encontrando amigos, celebrando a vida!!!
O resultado da biópsia ficaria pronta na manhã dessa sexta-feira. Acordei e pedi muito a Deus para que me protegesse, que eu fosse forte o suficiente para enfrentar tudo que viria pela frente. Na verdade, eu trabalho com a esperança de que meus exames dessem negativos.
Meu marido e eu fomos juntos buscar a biópsia e abri ali mesmo esperando o elevador. E quando li o resultado: Carcinoma - Ductual - Invasor - Grau II, meu mundo caiu!! Desabei em um choro forte, cheio de temor, medo e de tudo que viria pela frente.
Saímos de lá e fomos direto ao meu mastologista. Ele disse que realmente precisava operar, mas antes da operação, precisava fazer uma ressônancia magnética. A cirurgia ficou pré-agenda para o dia 12 de abril, caso eu conseguisse fazer a ressonância, fazer o risco cirúrgico e todos os exames de sangue necessários para a cirurgia. 
Quando confiamos no nosso médico tudo fica mais tranquilo e tudo que o Dr. Luís Cláudio  me falava eu acreditava prontamente, isso facilita muito todo o processo. Vamos que vamos confiantes!!!

Minha querida amiga Juninha!!!

Naquela quinta-feira, 27 de março de 2014, envei muitas mensagens para amigos próximos pedindo muitas orações. E para quase todos que enviei mensagem,  recebi muitas manifestações de afeto desses amigos e familiares. Recebi carinho enorme de muitos amigos distantes, de conhecidos, de pessoas que nem esperava tanto afeto! Muito obrigada a todos vocês! Vocês não imaginam como me confortaram!!!
Dentre eles, vou destacar o telefonema da minha querida amiga Juninha, minha amada Branquelinda!! Contei pra ela sobre a biópsia e ela me disse que era muito comum, pois ela mesma já havia feito algumas biópsias e não havia tido nada. Naquele momento, fiquei muito confiante, fiquei muito feliz e tranquila, aguardando o resultado que sairia só no dia 04 de abril e confiante que o meu exame também teria bons resultados.


Biópsia Mama Esquerda 27 de março de 2014

Primeira biópsia dia 27 de março de 2014. Não tinha a menor idéia de como seria esse exame. Nesse dia, não fui trabalhar, fiquei quieta pensativa e com muito medo de tudo que vinha pela frente. Nessas horas, Deus coloca muitos anjos na nossa vida. Como fui sozinha, pois meu marido estava viajando e meu filho Sávio tinha uma prova,  pequei um táxi e o taxista foi conversando comigo, falando da importância de ter fé, sem saber o que eu estava passando. Esse exame, não dói nada!! Ele apenas incomoda, rs. Os médicos dão uma anestesia local, pois o exame é realizado pela Dr. Junia Lapertosa e pelo mastologista Dr. Marco Antônio. Sai de lá super abatida, amuada, doida para que meu marido chegasse logo de viagem, pois minha família mora em Uberlândia e tenho um filho, Enrico,  que está morando na Alemanha. Em BH, somos meu marido, eu e meu filho Sávio. Sabia que ia demorar uma semana para que esse exame ficasse pronto, precisava manter tranquilidade, pois além de precisar de trabalhar, tinha que ficar com a cabeça tranquila e esperançosa de ser apenas um adenoma ou cisto, buscando sempre pelos pensamentos positivos.

Ultrassonografia da mama 26 de março de 2014

No dia 26/03/2014, às sete e meia da manhã, sem marcar horário e chorando muito, cheguei à clínica da Dra. Júnia Lapertosa e fui muito bem recebida por ela e por toda equipe. Claro que não tinha disponibilidade de horários, mas disse a secretária que havia tirado o dia para aguardar um encaixe e que poderia ficar na clínica até as sete da noite. Como ela percebeu minha determinação, me encaixou pela manhã, o que fiquei tremendamente agradecida. Fiz a mamografia e foi agendado a biópsia para o outro dia. Nesse dia, o que eu sabia fazer era chorar, chorar muito e nessa hora percebemos a importância dos familiares e dos amigos. Liguei para alguns pessoas próximas que me confortaram muito. Foi um dia de muita tristeza. Saibam que a tristeza também passa, ufaaaa!!! Vamos que vamos confiantes!!!

Primeira consulta com o mastologia Dr. Luís Cláudio dos Santos

Meu marido e eu chegamos no consultório do Mastologista Dr. Luís Cláudio dos Santos. A sala estava bem lotada, havia muitas mulheres aguardando serem atendidas. E logo me perguntei: Será que elas estão com câncer? O que fazem todas aqui? Meus questionamentos era de uma mulher leiga, pois é comum procurarmos consultar com um mastologista após os 40 anos. Quando entramos na sala do médico, ele examinou minha mamografia e fez um exame local. Dr. Luís Cláudio super atencioso e nos acolheu super bem. Quando sentei e coloquei os braços para trás, surgiu uma deformação na minha mama esquerda. Pela expressão do médico, senti naquele momento um medo muito grande e não teve como conter o choro. Ele pediu para que eu fizesse imediatamente uma mamografia e uma biópsia, que é a coleta do material. Naquela noite, chorei muito, senti pena de mim, questionei porquê eu, como seria o tratamento, enfim, milhões de questionamentos. Mas precisamos enfrentar de peito aberto o que a vida nos traz, então vamos que vamos confiantes!!!  (25/03/2014)

Viagem de moto com amigos especiais!!!

Eu, Branco, Luiz, Rogério e Eva

Em março de 2014, procurei meu ginecologista para fazer exames de rotina. Dentre eles, foi solicitado a mamografia que é um exame que todas as mulheres devem fazer após 35 a 40 anos anualmente. Todas nós sabemos que esse exame é chatinho, pois precisa apertar muito as mamas. Confesso que o meu foi ultra chato, pois a técnica teve que repetir o exame mais de oito vezes!! Na verdade, fiquei um pouco grilada, mas tentei ficar tranquila, pensando que as imagens não estavam boas.
Na outra semana, voltei para buscar o resultado. Abri o envelope no carro e apesar de leiga, li o diagnóstico e percebi que tinha alguma anomalia na minha mama esquerda.
Como o meu consultório e no mesmo prédio do meu ginecologista, corri até o consultório dele e ele me informou da necessidade de procurar um mastologista. Ele me disse que não poderia ser nada preocupante. Como era em uma quarta-feira, dia 19 de março, no outro dia, meu marido e eu com um grupo de amigos: Rogério, Eva e Luiz, tínhamos marcado uma viagem de moto de Belo Horizonte para Maringá, pois todo ano acontece uma linda festa nessa cidade de Proprietários de Harley Davidson. Decidi não abortar a viagem, pois havia tentado agendar alguma consulta, mas para quinta e sexta não havia conseguido.
Então, fui adiante com o projeto da viagem. Aproveitei muito, diverti, conheci novos amigos e fiquei tranquila, pois o meu objetivo era curtir muito aquela viagem!
Voltando para casa no dia 23 de março, perguntei para o nosso amigo Luiz, que é médico, se ele conhecia algum mastologista. Ele logo me indicou um grande amigo, meu mastologista Dr. Luís Claúdio e ele, agendou  uma consulta para mim, na próxima terça, dia 25. Fiquei muito agradecida e preparada para enfrentar o que viria! Sempre confiante!!!
Eu estou aí, rs


Bem-vindo ao Blog da Tetê 🌺🌺🌺

Olá, meu nome é Ana Tereza, sou uma mulher forte, guerreira, determinada e com muita fé, além de linda lógico!! (rs)
Tenho 50 anos, sou psicóloga, casada com o Branco e mãe de dois lindos e amados filhos Enrico (21) e Sávio (18). Nasci em Uberlândia e atualmente moro em Belo Horizonte-MG. 
Em março de 2014, recebi o diagnóstico de câncer de mama bilateral. Decidi escrever um diário, um lugar para expressar meus sentimentos de uma forma evidente e esclarecedora. Daí surgiu a idéia do blog e dos vídeos. Meu desejo foi de dividir todos os momentos do tratamento com objetivo de divulgar alternativas para mulheres que como eu receberam esse diagnóstico.
Dedico esse espaço a você que veio até o meu blog, a todas as minhas queridas mulheres guerreiras que lutam para vencer essa batalha.
Câncer de mama não dá para evitar, mas dá para curar!!!!
Sejam bem-vindos(as) e sintam-se à vontade para escrever comentários ou emails. 
Vamos que vamos confiantes, com fé, foco e muita perseverança!!!

Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...